A exemplo do que já acontece em outros segmentos, o Agronegócio passa a ter um olhar mais atento sobre boas práticas de gestão, ética e compliance, em busca de diferencial competitivo e novas oportunidades de negócios.
Em dezembro de 2017, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu o Selo Agro+ Integridade, a fim de premiar empresas do agronegócio que reconhecidamente adotem boas práticas de gestão de integridade, ética e sustentabilidade ambiental. Com isso se quer o cumprimento da legislação e que tais práticas sejam capazes de evitar desvios de conduta.
A obtenção do Selo Agro+ Integridade confere ao premiado sua utilização em produtos e materiais publicitários pelo período de 01 ano, o que representa um grande ganho competitivo, contribuindo para a imagem e para a reputação da marca.
São elegíveis empresas de todos os ramos da cadeia produtiva. Na primeira edição, participaram mais de 1000 empresas, das quais apenas 23 conseguiram entregar a documentação necessária. Entendemos com naturalidade que o mercado demande certo tempo para se adequar, posto que é necessário atender a documentação inserida em 04 pilares: anticorrupção, trabalhista, sustentabilidade e exigências setoriais.
Muitos são os benefícios da obtenção do selo e as empresas devem se preparar para o ano que vem, com atenção aos prazos de inscrição, à documentação exigida e aos demais requisitos constantes na Portaria MAPA nº 2.462/17.
A cerimônia de premiação do Agro+ Integridade 2018 aconteceu hoje em Brasília, veja o resultado aqui :
Parabéns a todas as empresas premiadas!
Nesta data o MAPA também lançou o importante selo Agro+ Mulher, fortalecendo o trabalho da mulher no campo!
Carmem Farias, Advogada Agroambiental, sócia na Campos & Farias Advogados Associados, Porto Alegre/RS, carmem@cfarias.com.br | www.cfarias.com.br